Páginas

sábado, 9 de julho de 2011

Reflexologia Infantil



Na semana passada disse que ia publicar um post sobre este tema e voilá cá está ele.

Quando fui ás Barrigas de Amor tive uma pequena aula sobre reflexologia que me ajudou bastante a perceber o que é esta técnica e como se aplica.

A reflexologia tanto pode ser aplicada nos bebés como nos adultos e segundo as palavras da técnica diz que pode evitar algumas idas á farmácia.
Os nossos pés teem vários pontos que estão ligados a vários pontos nervosos do nosso corpo e que sendo pressionados no local exacto vão aliviar tensões, prevenir dores, nervos etc, o que nos bebés é muito util pois para além de os podermos acalmar com esta massagem, previnimos  e/ou aliviamos cólicas e outros desconfortos de que o bebé possa sofrer.

Tal como a técnica explicou os nossos pés são a nossa fotografia (poderia levar isto como um insulto mas ok) ou seja a cabeça dos dedos são a nossa cabeça e a parte exterior do dedo polegar é o pescoço e as vertebras, depois descendo, entre aquelas almofadinhas fofas por baixo do pé são os pulmões e zona envolvente; e a coluna é a parte interior dos pés, a linha que vai debaixo do osso do tornozelo até á zona onde começa o dedo polegar.
  
A reflexologia não são festinhas pelo que se deve aplicar alguma pressão, deve ser feita depois do banho quando o bebé está mais relaxado, ( eu tive como cobaia um boneco mas haviam mães a querer fazer com os bebés e fizeram de tudo menos reflexologia, eles queria lá saber de pés, queriam era mexer nas meias, nos toalhetes, fazer birra etc.) primeiro faz-se num pezinho depois calça-se e faz -se no outro pezinho.

Por onde começar? Podemos ou não colocar um pouco de creme ou oléo 
mas não em exagero pois não é para deslizar demasiado visto que é necessária alguma pressão. 
Devemos iniciar com umas festinhas ligeiras no peito do pé do bebé para iniciar a massagem, de seguida para aliviar desconfortos a nível de pescoço ou vértebras, devemos passar com a parte exterior do nosso dedo polegar contra a parte interior do dedo polegar do pé do bebé e friccionar para trás e para a frente sempre com alguma ligeira pressão, e executar umas 7 ou 8 vezes como se estivessemos a coçar essa zona.

Depois na parte debaixo do pé logo a seguir a terminarem os dedinhos, vamos descendo devagarinho, pressionando e vamos parar mesmo entre as duas almofadinhas fofinhas do pé do bebé, e aí vamos friccionar durante um minuto aproximadamente 
(precisamente onde está o smile.)
Esta zona está ligada aos pulmões, externo, principalmente tem que ver com stress e nervos acumulados, vai descomprimir os nervos e fazer com que o bebé ou adulto se sinta melhor.
De seguida descemos mais um pouco, e a meio do pé onde começa a covinha para o interior e ai nessa zona fazemos o mesmo pressionamos sempre com o polegar durante o tempo que acharmos adequado e aí estamos a fazer com que o estômago e os intestinos funcionem melhor evitando cólicas e outros desconfortos.

Estamos quase a terminar. Esta ultima parte vamos para a coluna do bebé que se inicia desde a linha por baixo do tornozelo até  ao inicio do polegar do bebé e então com o nosso polegar começamos devagarinho desde o tornozelo fazendo movimentos de minhoca até ao fim do pé, mas sempre muito devagar como se o dedo estivesse sempre quase no mesmo sitio, quando se chegar ao fim nao se faz ao contrário mas sim começas-se do inicio, nunca devemos esquecer a pressão que devemos executar.

Vamos agora alongar a coluna do bebé, é muito fácil, com as duas mãos agarra-se no pé do bebé e com os dois polegares pressiona-se do meio até ás extremidades, sempre assim do meio até as extremidades. Como ilustra a imagem abaixo, por fim devemos despedir-nos do pé do bebé com abracinhos ou seja fazemos género de uma concha com as mãos onde o pé do bebé fica dentro dessa concha e vamos deslizando até o pé do bebé sair, repetimos algumas vezes tendo em atenção para não deixar o pé cair de repente mas sim suavemente na superficie onde se encontra, é como se estivessemos a lavar as mãos mas com o pezinho dentro delas. Por fim fazemos as festinhas no peito do pé e já está agora não se esqueçam de repetir tudo no outro pezinho.

Alguma dúvida que tenham estejam a vontade para perguntar que se eu souber respondo.

" Esta técnica promove o contacto entre pais e filhos, proporcionando uma oportunidade para os pais participarem activamente na saúde dos seus filhos, ajudando-os a libertar-se dos pequenos desequilíbrios orgânicos e que podem apresentar nos primeiros dias, semanas, meses, anos da sua vida.É uma ferramenta de auto-cura, afecto e carícias e que promove a integração extra-uterina." (extrato retirado daqui.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário