Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Porque ainda há quem acredite....Mitos e verdades da gravidez...

*1*  Barriga redonda, menina, barriga espetada menino!



Falso, não é possivel  conhecer o sexo da criança pelo numero de quilos que a mãe engordou nem pela posição do feto em relação ao umbigo. São previsões que funcionam para diminuir a ansiedade.

*2*   Azia é sinal de bebé com (muito)cabelo!

Falso, o nascimento do cabelo do bebé que está no útero não tem nenhuma relação com o sistema digestivo da mãe. O facto é que devido ás alterações hormonais a digestão torna-se mais lenta durante a gravidez.A expansão do útero altera o posicionamento do estômago no abdómen. Essas alterações tornam o esvaziamento gástrico mais difícil o que provoca a azia.

*3*  Desejos não satisfeitos, manchas no bebé ou cabelo em pé!

Falso, em geral a origem das manchas no corpo é genética e elas aparecem independentemente da sua vontade.Os desejos estão mais relacionados com factores emocionais do que com mudanças fisicas.

*4* Seios pequenos pouco leite!

Falso, a mulher pode ter seios pequenos e produzir muito leite ou tê-los grandes e deixar de amamentar antes dos 6 meses de vida do bebé. Os seios são formados por tecido adiposo e glandulas mamárias,, contudo não é a quantidade de glandulas que determina a maior ou menor produção de leite, mas sim a qualidade delas.

*5*  As tintas para o cabelo prejudicam o feto!

Falso, SE  permanentes ou tintas não contiverem amónia, pois se tiverem substancias tóxicas podem causar mal estar ou afectar o bebé sobretudo no 1º trimestre.

*5*  Comer chocolate antes da ecografia ajuda a ver o sexo do bebé!

Falso, não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a eco.


*6*  A lua influencia o parto!


Falso,Ao que tudo indica, a força gravitacional da lua não tem como afetar o corpo humano. 
A verdade é que os cientistas ainda não sabem exatamente o que desencadeia o trabalho de parto (nem mesmo se é algo que o corpo da mãe faz, ou se é algo que o bebê faz. 




*7* Andar com fios ao pescoço ou chaves no bolso marca o bebé!


Falso, não existe qualquer relação entre os fios que a mãe use ao pescoço e as marcas que o bebé possa ter, tal como nos desejos não satisfeitos as marcas podem ter carácter genético.




*8*  Amamentar emagrece!

Verdade, Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.


E pronto foi tudo o que encontrei, eu acho que toda agente sabe que a maior parte deles são mitos mas ainda há muita gente que acredita nestas crenças, são crenças que já vêem dos antepassados, mas na minha opinião não faz sentido acreditar em muitas delas no século em que estamos até porque a nível mental não é nada saudável principalmente para a grávida que tem muita facilidade em fazer macaquinhos no sotão.

Existem também algumas superstições que dizem que não se deve comprar roupa antes dos 3 meses de gravidez nem fazer a cama do bebé antes de ele vir para casa.
São outras crenças que eu prefiro não dar importância porque tudo aquilo que tem de acontecer de bom ou mau acontece e não é nada que se possa fazer que o vá desencadear. 
Mas é só o meu ponto de vista prefiro pensar assim. 


E vocês o que pensam destes mitos?

Fontes: o meu livro "A agenda da grávida" e babycenter.







2 comentários:

  1. Essa do chocolate eu conheço, não só com chocolate, mas com doces em geral. Comer algo com açucar, torna o bebé mais activo a seguir então é por isso que pode facilitar na eco. Mais isto são coisas que li por aí, não sei se é verídico!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste post :) Ora aqui vai o que se passou comigo quando estive grávida do meu filhote:

    1º - Eu tinha uma barriga super redonda, a minha sogra até dizia que punha as mãos no fogo em como seria menina e afinal é um pilas.

    2º - Bem, eu não tive azia e o meu filho nasceu com bastante cabelo, mas isso de nada contraria o segundo mito.

    3º - Bem, eu não tive desejos durante a gravidez e o meu filhote tem uma mancha na nuca.

    4º - Eu tenho um peito muuuuito pequeno, saio mesmo ao pai, e no entanto fiz hiperlactação, era leite por todo o lado e fiquei com aspecto de quem faz implante para meter copa D (se não fosse pelas dores das primeiras semanas até teria sabido bem ver-me com um decote daqueles!

    5º - Não pinto o cabelo mas sim, as tintas com amoníaco podem ser prejudiciais pois o amoníaco passa para a corrente sanguínea e atravessa a barreira placentária.

    6º - Não sei como foi/é com outras grávidas mas no meu caso comer chocolate não o fazia mexer mais que o habitual. No entanto se comesse um bolicao hora e meia antes de fazer uma eco era vê-lo aos pinchos no ecrã, era lindo :D

    7º - Também acho que a mudança de lua não afecta. Na altura andava sempre atenta a isso e o meu filhote acabou por nascer fora de mudança de lua.

    8º - Não uso fios nem pulseiras mas também não acredito nesse mito.

    9º - Pelo que tenho lido só a partir do 4 mês, mais coisa menos coisa, de amamentação exclusiva é que a mulher começa a ver diferenças de peso derivado da amamentação. No entanto amamentar costuma aumentar o apetite e se a mulher não tiver algum cuidado com a alimentação acaba por não emagrecer nada derivado disso, por vezes chegando até a aumentar de peso...

    Para mim o melhor (leia-se mais estúpido) mito relacionado com a gravidez foi o de que se a mulher grávida assistisse a um eclipse o bebé poderia nascer com alguma deficiência ou pior, preto! Enfim...

    Continuação de uma santa gravidez

    ResponderExcluir